Pudim de Leite Condensado: veja 3 formas de preparar

Publicado por Isabella Moretti


O pudim de leite condensado é uma sobremesa clássica da culinária brasileira. Ele pode ser preparado para servir depois do almoço ou mesmo em ocasiões especiais. Leia a matéria e confira 3 receitas deliciosas para fazer em casa.

A história do pudim começou em Portugal, por volta do século XVI. Inicialmente, o doce era preparado com leite e não com leite condensado. Com o tempo, ele deixou de ser feito apenas nos conventos portugueses e ganhou o mundo, conquistando o paladar das pessoas por causa do sabor e da cremosidade.

Aprenda a fazer um pudim de leite condensado super saboroso para servir de sobremesa. (Foto: Divulgação)

Aprenda a fazer um pudim de leite condensado super saboroso para servir de sobremesa. (Foto: Divulgação)

Melhores receitas de pudim de leite condensado

Selecionamos 3 formas diferentes de fazer pudim de leite condensado em casa. Confira:

1 – Pudim de leite condensado simples

O pudim de leite condensado simples não tem muito segredo, afinal, basta combinar leite condensado, leite e ovos para obter um doce gostoso e cremoso. Ah! Não se esqueça de incrementar a receita com uma calda caramelizada.

Ingredientes
1 lata de leite condensado
3 ovos
2 medidas (lata do leite condensado) de leite integral
1 xícara (chá) de açúcar)

Modo de preparo

Inicie a receita preparando o caramelo. Coloque na panela o açúcar e leve ao fogo. Mexa bem, até começar a dourar. Acrescente ½ xícara de água quente e misture, até engrossar bem a calda. Providencie uma forma com furo no meio (pode ser a de 19 cm de diâmetro) e unte-a com a calda.

Bata os ovos, o leite e o leite condensado no liquidificador. Em seguida, despeje a mistura na forma untada com calda, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio em banho-maria, por aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Assim que o pudim estiver assado e frio, leve-o à geladeira por 6 horas. Desenforme e sirva.

O pudim de leite condensado pode ficar aerado ou não. (Foto: Divulgação)

O pudim de leite condensado pode ficar aerado ou não. (Foto: Divulgação)

2 – Pudim de leite condensado com creme de leite

Alguns ingredientes são capazes de deixar o pudim de leite condensado mais saboroso, como é o caso do creme de leite. Esse item deixa a receita com um sabor mais leve e textura ainda mais cremosa.

Ingredientes
2 latas de leite condensado
1 lata de leite integral fervido
1 caixinha de creme de leite sem soro
4 ovos

Modo de preparo

Coloque o leite condensado, o leite e o creme de leite no liquidificado. Bata bem, até formar uma mistura cremosa. Coloque a massa do pudim numa forma caramelizada com calda de açúcar e leve ao forno, em banho-maria, por 1 hora.

Antes de retirar o pudim do forno, lembre-se de fazer o teste do palito, para verificar se ele está realmente assado. Deixe o doce na geladeira por 5 horas. Após esse tempo, desenforme e sirva.

3 – Pudim de leite condensado de microondas

O micro-ondas facilita a preparação do pudim. (Foto: Divulgação)

O micro-ondas facilita a preparação do pudim. (Foto: Divulgação)

Você busca praticidade para preparar o seu pudim? Então utilize o forno de micro-ondas na hora do preparo. A receita é bem fácil de colocar em prática. Confira:

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral
3 ovos
1/3 xícara (chá) de água
1/2 xícara de açúcar

Modo de preparo

Use o liquidificador para bater o leite condensado, os ovos e o leite.

Na sequência, coloque a água e o açúcar numa forma refratária com buraco no meio. Leve ao micro-ondas por 8 minutos, até caramelizar.

Ao retirar a forma, gire-a com as mãos, fazendo com que a calda caramelizada unte a superfície completamente. Adicione, então, a mistura cremosa e cubra com um plástico filme. Leve ao micro-ondas por 10 minutos.

Pronto! Agora é só deixar esfriar e levar a geladeira por algumas horas.

E aí? O que você achou das receitas de pudim de leite condensado? Deixe um comentário. Não se esqueça de conferir o passo a passo de como fazer pudim de pão.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...