Doce de banana simples e rápido: 5 melhores receitas

Publicado por Isabella Moretti


Que tal preparar um doce de banana para servir de sobremesa? Essa delícia é saborosa, rápido de fazer e super barata. Leia a matéria e confira as melhores receitas.

O doce de banana tem gosto acentuado, consistência agradável e combina com muitos outros ingredientes, como açúcar, canela e até mesmo creme de leite. Ele valoriza o verdadeiro sabor da fruta tropical e agrada o paladar da maioria dos brasileiros.

Qualquer iniciante na cozinha pode se arriscar na preparação de um doce de banana simples. Há inúmeras receitas irresistíveis, como é o caso da bananada tradicional e do doce em pedaços.

Receitas de doce de banana

O Herdei Receitas separou 5 dicas de como fazer doce de banana caseiro. Vamos aprender? Confira os tópicos a seguir:

1 – Doce de banana tradicional

doce-de-banana-simples-e-rapido-5-melhores-receitas-1

O doce de banana é saboroso e bem fácil de fazer. (Foto: Divulgação)

Tem várias bananas maduras na sua fruteira? Então já passou da hora de fazer uma deliciosa bananada. A receita é bem simples, rápida e de baixo custo. Confira:

Ingredientes

12 bananas maduras (tipo nanica)
550g de açúcar
500 ml de água
Cravo-da-índia
Canela em pó

Modo de preparo

Descasque as bananas e reserve duas cascas. Numa panela, coloque o açúcar, a água, a canela e o cravo. Leve o recipiente ao fogo alto e espere levantar fervura. Quando a mistura ferver, acrescente as bananas picadas e as cascas. Reduza a intensidade do gogo e deixe cozinhar, até atingir a consistência e a cor desejada. Em geral, é preciso esperar 3 horas para ficar pronto.

Dica: Remova o excesso de espuma que o doce de banana forma durante a fervura. Esse cuidado, evitará o desagradável efeito puxa-puxa.

2 – Doce de banana em calda

doce-de-banana-simples-e-rapido-5-melhores-receitas

Quem não gosta muito da clássica bananada pode optar pelo doce de banana em calda. Os pedaços da fruta são banhados por um caramelo aromatizado com especiarias. Veja só como é fácil preparar em casa:

Ingredientes

6 bananas pratas
1 pau de canela pequeno
2 cravos-da-índia
900 ml de água
3 xícaras (chá) de açúcar

Modo de Preparo

Corte a banana em rodelas, deixando cada pedaço com uma espessura de 1,5 cm. Coloque o açúcar na panela, juntamente com ½ xícara (chá) de água. Deixe ferver, até virar caramelo. Acrescente o restante da água e as especiarias. Junte os pedaços de banana, abaixe o fogo e deixe cozinhar. Quando a banana adquirir uma cor avermelhada e a calda ficar densa, é sinal de que o doce está no ponto.

3 – Doce de banana cristalizado

doce-de-banana-simples-e-rapido-5-melhores-receitas

Sabe aquele docinho de banana em pedaços com cobertura de açúcar? Pois saiba que é possível prepará-lo em casa. Veja a receita:

Ingredientes

6 bananas nanicas maduras amassadas com garfo
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de gelatina incolor
2 xícaras (chá de açúcar
6 gotas de corante alimentício

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e misture tudo. Leve ao fogo e vá mexendo, até o doce desgrudar do fundo da panela. Acrescente corante da cor vermelha. Unte uma assadeira com manteiga e coloque o doce. Deixe na geladeira por 6 horas, até o doce de banana ficar bem durinho. Corte em quadradinhos e passe no açúcar.

4 – Doce de banana fit

doce-de-banana-simples-e-rapido-5-melhores-receitas-2

Você está morrendo de vontade de comer doce, mas está de dieta? Então prepare um doce de banana fit. Essa sobremesa leva ingredientes light e não tem tantas calorias como a clássica bananada. Veja a receita:

Ingredientes

2 xícaras de banana amassada
¼ xícara de chá de água mineral
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo

Acrescente a água e o açúcar mascavo em uma panela com fundo grosso. Leve a mistura ao fogo baixo, até levantar fervura. Junte a banana e a canela. Continue mexendo com uma colher, até desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo, deixe esfriar e armazene o doce em um pote de vidro.

5 – Doce de banana com creme e merengue

doce-de-banana-simples-e-rapido-5-melhores-receitas-3

Quer deixar o sabor do doce de banana mais suave? Então aposte na combinação da fruta tropical com um creme bem saboroso. Veja o passo a passo da receita:

Ingredientes

5 bananas cortadas em rodelas finas
5 colheres (sopa) de água
½ xícara (chá) de açúcar

Creme
1 lata de leite condensado
5 colheres de amido de milho
4 xícaras de leite
1 colher de manteiga
2 gemas
1 colher de açúcar de baunilha

Cobertura
1 colher de raspas de limão
2 claras
1 xícara de açúcar
2 colheres de suco de limão

Modo de preparo

Inicie a receita preparando o doce de banana. Em uma panela, coloque o açúcar e 1 colher de açúcar. Leve ao fogo baixo e espere virar caramelo. Na sequência, acrescente o restante da água e deixe ferver. Adicione as rodelas de banana e espere 1 minuto, até completar o cozimento.

A preparação do creme é bem simples. Você só precisa dissolver o amido de milho no leite, colocar a mistura dentro de uma panela e juntar com os demais ingredientes, ou seja, as gemas e o leite condensado. Leve ao fogo médio e mexa, até engrossar. Retire o creme do fogo, junte a baunilha e a manteiga.

Para fazer a cobertura, misture as claras em neve com o açúcar em banho-maria. Em seguida, coloque a mistura numa batedeira, junto com o suco de limão e as raspas da fruta. Bata bem até atingir o ponto de merengue.

Para montar o doce de banana cremoso, é só organizar as camadas dentro de um refratário. Coloque o doce da fruta, o creme branco e a cobertura de merengue.

E aí? O que achou das melhores receitas de doce de banana? Deixe um comentário.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...