Creme de chocolate para recheio de bolo: aprenda a receita!

Publicado por Isabella Moretti


Você é maluco (a) por doces? Então leia a matéria e aprenda a preparar um delicioso creme de chocolate para recheio de bolo. A receita é bem simples, leva poucos ingredientes e combina perfeitamente com um pão-de-ló bem fofinho. Confira!

Algumas pessoas torcem o nariz quando se deparam com um bolo de chocolate com recheio também preparado com chocolate. A repulsa é imediata porque a iguaria aparenta ser muito doce. A boa notícia é que existem recheios preparados com chocolate que não ficam enjoativo, como é o caso do ganache.

Que tal preparar um recheio de chocolate para bolo que não fica enjoativo? (Foto: Divulgação)

Que tal preparar um recheio de chocolate para bolo que não fica enjoativo? (Foto: Divulgação)

Ganache: Creme de chocolate para recheio de bolo

O ganache foi criado por um confeiteiro francês, mais precisamente em meados do século XIX. A mistura simples, que leva apenas chocolate e creme de leite, serve tanto para rechear bolos como também para dar forma a uma deliciosa cobertura.

O ganache tem um sabor leve, agradável e incapaz de enjoar. Ele combina com massa de bolo branca ou de chocolate mesmo. O creme agrada praticamente todos os paladares, por isso se destaca como um verdadeiro coringa da gastronomia.

O creme de chocolate para recheio de bolo pode ganhar um toque de sabor especial. Para isso, experimente misturá-lo com pedacinhos de morango, mel, ervas aromáticas, licores ou especiarias. Com isso, a receita deixará de ser básica para ficar um pouco mais sofisticada.

Receita de ganache para rechear bolo

O ganache de chocolate é bem simples de preparar, mas você deve prestar atenção na medida dos ingredientes. Confira:

Ingredientes

– 200g de chocolate amargo em barra

– 100ml de creme de leite fresco

Modo de preparo

Corte o chocolate em pedaços. Em seguida, derreta-o em banho-maria (45ºC). Acrescente o creme de leite e misture bem, até os dois ingredientes se fundirem e formarem um creme escuro, brilhante e homogêneo.

Na hora de derreter o chocolate, tome cuidado para não exagerar na temperatura. Isso pode fazer o creme granular e, na pior das hipóteses, queimar e desandar.

O ganache pode ser preparado com chocolate amargo ou ao leite. (Foto: Divulgação)

O ganache pode ser preparado com chocolate amargo ou ao leite. (Foto: Divulgação)

Misture o creme de leite e o chocolate derretido delicadamente. Lembre-se: quem mexe o creme muito rápido deixa a consistência aerada e isso não tem nada a ver com o legítimo ganache.

Pode usar chocolate ao leite?

Sim! Você pode ficar à vontade para usar o chocolate ao leite em barra na preparação do ganache. No entanto, como esse tipo de chocolate tem mais gordura, procure diminuir a quantidade de creme de leite. A proporção correta é 70 ml de creme de leite para 200g de chocolate ao leite.

E o recheio de mousse de chocolate para bolo?

Você provavelmente já deve ter provado um bolo com recheio de mousse de chocolate. Para preparar essa delícia, você só precisa pegar o ganache de chocolate meio amargo e misturá-lo com 1 xícara de chantilly pronto. A consistência fica cremosa, suave e perfeita para rechear qualquer tipo de bolo.

O mousse de chocolate também é uma boa sugestão de recheio. (Foto: Divulgação)

O mousse de chocolate também é uma boa sugestão de recheio. (Foto: Divulgação)

Para deixar o mousse ainda mais firme, você pode usar 1 envelope de gelatina incolor.

E aí? Gostou da receita de creme de chocolate para recheio de bolo? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...