Bolo de aniversário simples e fácil: confira a melhor receita!

Publicado por Isabella Moretti


Que tal fazer um bolo de aniversário simples e fácil? Você não precisa ser um expert em confeitaria para conseguir fazer esse doce em casa. O grande diferencial da receita está no custo e na facilidade do preparo.

O bolo de aniversário tem sua origem na Antiguidade, quando as pessoas preparavam a guloseima em sinal de agradecimento à deusa Ártemis, matrona da fertilidade. Existem muitas outras teses sobre a origem desse tipo de bolo, mas uma coisa é certa: ele continua sendo a atração mais esperada de qualquer festa!

Você não precisa ser um super cozinheiro para fazer um bolo de aniversário gostoso. (Foto: Divulgação)

Você não precisa ser um super cozinheiro para fazer um bolo de aniversário simples e fácil. (Foto: Divulgação)

Receita de bolo de aniversário simples e fácil

Quando chega a festa de aniversário, os convidados aguardam ansiosamente pelo quitute protagonista: o bolo. Na maioria das vezes, o doce tem a massa bem macia, recheio cremoso e uma cobertura deliciosa. Como nem todo mundo tem condições de fazer uma receita elaborada, vale a pena apostar no bolo de aniversário simples e fácil.

Ingredientes

Massa

4 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de pó royal
1 xícara de leite fervido

Recheio

4 gemas
6 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 xícaras de leite ninho

Cobertura (chantilly falso)

1 colher (sobremesa) de emulsificante
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar

Como fazer bolo de aniversário?

1. Inicie a receita preparando o pão-de-ló. Para isso, separe as claras e bata na batedeira, até atingir o ponto de neve.

2. Em outro recipiente fundo, coloque o açúcar, as gemas e o leite fervido. Bata bem. Acrescente a farinha de trigo e bata mais um pouco.

3. Junte as claras em neve ao pão-de-ló e, por último o fermento. Misture delicadamente com um fuê.

4. Despeje a massa numa assadeira untada com margarina e farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C por aproximadamente 30 minutos.

Pão-de-ló pronto para cortar e rechear. (Foto: Divulgação)

Pão-de-ló pronto para cortar e rechear. (Foto: Divulgação)

5. Para preparar o recheio do bolo de aniversário simples, basta colocar as gemas, a margarina e o açúcar na batedeira. Bata bem, até formar um creme. Quando atingir esse ponto, adicione o leite condensado e o creme de leite. Bata mais uma vez na batedeira.

6. Misture o creme com o leite em pó. Faça isso usando uma colher. Depois, é só deixar na geladeira por 1 hora antes de rechear o bolo.

7. Na batedeira, coloque o açúcar, o leite o emulsificante. Bata em velocidade máxima por alguns minutos, até atingir o ponto de chantilly. Você pode acrescentar corante nessa cobertura e confeitar o bolo de aniversário.

8. Assim que o pão-de-ló esfriar, corte-o em três partes iguais, no sentido horizontal, usando uma linha ou uma faca. Coloque duas camadas de recheio. Cubra toda a superfície do bolo com a cobertura. Decore com confeitos coloridos ou coco ralado.

Você pode decorar o bolo de aniversário simples com coco ralado. (Foto: Divulgação)

Você pode decorar o bolo de aniversário simples com coco ralado. (Foto: Divulgação)

Se você tiver um dinheirinho sobrando, experimente comprar alguma fruta para incrementar o creme branco usado no recheio, como é o caso do morango e do pêssego.

Gostou da receita de bolo de aniversário simples e fácil? Deixe um comentário.




Este artigo possui 1 comentário

  1. Tania
    Publicado em 07/09/2016 às 7:31 pm [+]

    Amei!!!! Passei o dia procuranfo receita de bolo branco pra rechear e nada…. Quando vi o seu, tao simples e pratico, resolvi tentar e amei!!! Obrigada

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...