Ovo de páscoa caseiro fácil: passo a passo da melhor receita

Confira como fazer ovo de páscoa caseiro fácil, a receita é simples e bem acessível. Além de ser muito mais saboroso que os ovos de páscoa industrializados, as cascas ficam mais grossas e o custo é extremamente baixo.

Fazer ovos de páscoa em casa é não só uma ótima alternativa para quem precisa economizar como também para quem gosta de cozinhar e aprimorar as próprias habilidades na cozinha. O chocolate não é um dos produtos mais fáceis de trabalhar, por conta da baixa resistência à alta temperatura, mas seguindo o passo a passo da receita e aproveitando todas as dicas não tem como errar.

Receita fácil de ovo de páscoa caseiro
Receita fácil de ovo de páscoa caseiro (Foto: Divulgação).

Receita de ovo de páscoa caseiro fácil

Veja a seguir o passo-a-passo para fazer ovo de páscoa caseiro fácil:

Ingredientes

500gr de chocolate ou leite

2 Forminhas de ovos de páscoa de 250gr

Passo-a-passo

1º Passo: Com a ajuda de uma faca grande, corte a barra em pedaços pequenos.

2º Passo: Coloque todo o chocolate em uma vasilha de vidro. Derreta em banho maria.

3º Passo: Assim que o chocolate derreter por completo, retire a vasilha de vidro da panela com água quente e coloque sobre outra panela, porém, com água fria.

Antes de colocar o chocolate na forma, verifique a temperatura. (Foto: Divulgação).
Antes de colocar o chocolate na forma, verifique a temperatura. (Foto: Divulgação).

4º Passo: O chocolate só deve ser colocado nas forminhas, quando estiver em temperatura ambiente.

5º Passo: Pegue uma colher de sopa do chocolate derretido e coloque dentro de cada forma, espalhe por toda a cavidade e depois deixe na geladeira por 15 minutos para endurecer.

6º Passo: Retire as forminhas da geladeira e mais uma vez, pegue uma colher de chocolate e espalhe na forminha, fazendo uma nova camada de chocolate. Deixe na geladeira por 15 minutos e novamente faça uma outra camada.

Faça a casca do ovo com três camadas de chocolate. (Foto: Divulgação).
Faça a casca do ovo com três camadas de chocolate. (Foto: Divulgação).

7º Passo: Na terceira e última camada, é preciso cobrir as forminhas com um pedaço de papel manteiga e deixar na geladeira por 40 minutos.

8º Passo: Desenforme com cuidado para não quebrar as cascas dos ovos.

Truques para fazer um ovo de páscoa perfeito

Não armazene a barra de chocolate na geladeira antes de preparar os ovos. Para facilitar na hora de cortar o chocolate, posicione a barra em pé numa superfície plana e faça cortes de cima para baixo.

É preciso cuidado para que o chocolate não derreta com facilidade. (Foto: Divulgação).
É preciso cuidado para que o chocolate não derreta com facilidade. (Foto: Divulgação).

Derreter no micro-ondas é mais prático, no entanto, alguns tem a potência muito alta e podem queimar o chocolate. O banho-maria é o método mais indicado para derreter a barra sem correr o risco de perder o material.

Para verificar a temperatura do chocolate antes de colocar nas forminhas, utilize um palito. Basta molhar a ponta de um palito no chocolate e logo em seguida colocá-lo sobre o pulso.

Faça os ovos pela manhã ou durante a noite, em outros horários a temperatura é muito elevada e fica mais difícil trabalhar com o chocolate, especialmente com o branco, que é mais gorduroso e derrete mais fácil. Se preferir, você também pode misturar o chocolate ao leite com o meio amargo, que é mais duro, logo, mais fácil de trabalhar.

Recheie as cascas para deixar o ovo de páscoa ainda mais gostoso. (Foto: Divulgação).
Recheie as cascas para deixar o ovo de páscoa ainda mais gostoso. (Foto: Divulgação).

Para saber quando o ovo já pode ser desenformado, é preciso observar as forminhas. Se estiverem esbranquiçadas, basta coloca-las de boca para baixo que a casca do ovo sairá sem nenhum esforço.

Se sobrar chocolate, reaproveite fazendo bombons. Caso não sobre e você queira dar um toque especial ao ovo de páscoa, coloque chantilly dentro das duas metades do ovo.

Antes de embrulhar o ovo de páscoa caseiro fácil, deixe as metades descansando por alguns minutos fora da geladeira, isso fará com que o ovo não derreta tão facilmente nas mãos.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *