Como fazer ovo de páscoa de travessa? Veja a melhor receita!

Aprenda como fazer ovo de páscoa de travessa! Essa receita é uma ótima opção de sobremesa, além de muito fácil de fazer, pois não exige técnicas para derreter, enformar e endurecer o chocolate novamente.

O ovo de páscoa na travessa é feito com chocolate, castanha de caju e recheio de creme branco. A sobremesa tem consistência cremosa, mas por conter duas camadas de chocolate, tem sabor semelhante aos de ovos de páscoa trufados. Uma receita rende quinze porções.

Reaproveite as sobras de chocolate para fazer essa receita. (Foto: Divulgação)
Reaproveite as sobras de chocolate para fazer essa receita. (Foto: Divulgação)

Receita de ovo de páscoa de travessa

O preparo do doce é rápido, no entanto, entre as etapas é preciso deixar a travessa no congelador por alguns minutos. Antes de iniciar a receita, reserve um espaço no local. Se a família for pequena, basta utilizar metade da quantidade indicada de cada ingrediente para evitar o desperdício e obter uma quantidade menor de porções.

O ovo de páscoa de travessa é uma receita que pode ser adaptada conforme a preferência de cada um. Para dar um toque especial ao sabor do doce, é possível acrescentar no recheio, que na receita tradicional é composto apenas por creme branco e castanha de caju, pedaços de abacaxi, morango, uva verde ou cereja.

O doce também pode ser montado na taça e servido em porções individuais. (Foto: Divulgação)
O doce também pode ser montado na taça e servido em porções individuais. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

3 latas de leite condensado
500 ml de leite
2 latas de creme de leite sem soro
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) essência de baunilha
2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo derretido
1/2 xícara (chá) de castanha de caju picada
2 xícaras (chá) de chocolate ao leite picado
6 gemas

Deixe a páscoa mais saborosa com o ovo de páscoa de travessa. (Foto: Divulgação)
Deixe a páscoa mais saborosa com o ovo de páscoa de travessa. (Foto: Divulgação)

Modo de preparo

1º Passo: Dissolva o amido no leite, em fogo baixo. Aumente a intensidade das chamas, adicione o leite condensado, as gemas e mexa até engrossar. Desligue o fogo e acrescente a essência de baunilha.

2º Passo: Assim que a esfriar, adicione o creme de leite e mexa bem. Reserve 1/3 dessa mistura em um recipiente à parte.

3º Passo: Na panela em que restou a maior parte do creme, misture o chocolate meio amargo já derretido, esse será o creme de chocolate.

4º Passo: Em uma travessa de vidro, despeje metade do creme de chocolate. Deixe no congelador por 15 minutos.

5º Passo: Adicione na travessa, o creme branco reservado no 2º Passo. Cubra com castanha de caju e deixe a travessa no congelador por mais 15 minutos.

Preste atenção na hora de montar as camadas. (Foto: Divulgação)
Preste atenção na hora de montar as camadas. (Foto: Divulgação)

6º Passo: Por último, cubra o doce que já está travessa com a outra metade do creme de chocolate. Conserve na geladeira por 1 hora antes de servir.

Agora você já sabe como preparar um ovo de páscoa de travessa fácil, rápido e muito saboroso. Aproveite essa dica e deixe toda a sua família com água na boca.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *