Panetone de Liquidificador: veja como é simples fazer esta receita

Publicado por Isabella Moretti

Aprenda como fazer um panetone caseiro fácil e gostoso!


Você já ouviu falar do panetone de liquidificador? Pois saiba que essa receita faz o maior sucesso entre os brasileiros. O doce, típico do natal, adquire uma massa macia e um sabor delicioso. Saiba tudo sobre o panetone e aprenda a prepara-lo em casa.

O panetone nasceu em Milão, na Itália, por volta do ano de 900. Conta a lenda que um padeiro chamado Toni foi encarregado de assar uma fornada de pães e preparar uma torta para o seu chefe. Como ele passou horas trabalhando na véspera de natal e estava exausto, acabou se enganando. O padeiro colocou as uvas da torna na massa de pão.

Quer economizar nesse natal? Faça o panetone de liquidificador.

Toni, desesperado com a situação, resolveu improvisar uma receita para não perder o emprego. Acrescentou frutas cristalizadas, manteiga, ovos e outros ingredientes ao pão. Essa criação por acaso fez o maior sucesso na ceia de natal do seu chefe. A receita do padeiro atrapalhado ficou conhecida como “pane di Toni”, mas, com o tempo, o nome evoluiu para “panetone”.

Com o passar dos séculos, a receita do panetone ganhou muitas variações. Hoje, é possível encontrar até mesmo uma versão caseira do doce, feita com farinha, leite, frutas cristalizadas, ovos, açúcar, leite e outros ingredientes fáceis de encontrar. O panetone de liquidificador é uma opção barata e saborosa para o natal.

Receita de panetone de liquidificador

Você quer fazer panetones em casa de forma simples e rápida? Então utilize o liquidificador. Confira a seguir uma receita bem fácil e saborosa:

Ingredientes

  • 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 10g de fermento biológico seco
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
  • 1 colher (sobremesa) de essência de panetone
  • ½ xícara (chá) de margarina
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de uvas-passas sem sementes
  • ¾ de xícara (chá) de suco de laranja

Modo de preparo

No liquidificador, coloque o leite, o suco de laranja, os ovos, o açúcar e a margarina. Bata bem os ingredientes, até obter uma massa homogênea.

Transfira a mistura cremosa para uma panela. Na sequência, acrescente a farinha de trigo, passando-a cuidadosamente pela peneira para ficar bem fininha. Mexa tudo com uma colher de pau, até o ingrediente ser totalmente incorporado. Para finalizar o preparo da massa do panetone caseiro, junte a essência e mexa mais um pouco.

Abra a massa sobre uma superfície lisa. Em seguida, adicione as frutas cristalizadas e as uvas-passas. Feche a massa e sove bastante, até distribuir bem as frutas.

Utilizando um pouco de manteiga, unte 3 fôrmas para panetone. Distribua as porções de massa nesse recipiente e deixe crescer por aproximadamente 1 hora.

Depois de uma hora, coloque os panetones caseiros para assar em forno pré-aquecido, a 200 °C. Espere de 35 a 40 minutos.

Viu só como é fácil a receita de panetone de liquidificador? Em pouco mais de duas horas você prepara esse delicioso doce típico do natal. Bom apetite!




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...