Biscoito de gengibre natalino: confira a verdadeira receita

Publicado por Isabella Moretti

Os biscoitinhos de gengibre são mimos saborosos para a noite de natal.


O biscoito de gengibre natalino não pode faltar na sua ceia. Além de deixar a mesa muito mais bonita e simbólica, ele também é capaz de instigar o apetite de toda a família. Confira a receita tradicional, aquela que costuma ser preparada pelos americanos.

Preparar biscoitos de gengibre é uma tradição no natal. A princípio, esse doce tomou conta do natal europeu, depois chegou aos Estados Unidos e fez o maior sucesso. Agora, são os brasileiros que apostam nessa guloseima para dar de presente ou deixar a decoração natalina ainda mais bonita.

Aprenda a preparar biscoito de gengibre natalino.

Os biscoitos de gengibre não podem faltar na ceia de natal. (Foto: Divulgação)

Origem do biscoito de gengibre natalino

Acredita-se que a origem do biscoito natalino está na Inglaterra, mais precisamente quando a Rainha Elizabeth I resolveu servir em sua festa de natal pequenos homenzinhos, feitos de pão de mel e gengibre. Esses biscoitos simbolizavam os convidados da confraternização.

O biscoito de natal também se tornou alvo de uma fábula. De acordo com a história, uma mulher idosa resolveu assar um biscoito de gengibre grande e com formato de boneco. No entanto, o mesmo ganhou vida e saiu correndo pela janela, antes de ir para o forno.

Durante a sua fuga, o “homem de biscoito de gengibre” se depara com vares seres vivos famintos, que começam a correr atrás dele mortos de fome. Ao se deparar com um rio, ele não sabe o que fazer, até que uma raposa muito esperta sai detrás de uma árvore e se oferece para ajudá-lo a atravessar.

Apesar de ficar desconfiado, o biscoito acaba cedendo e sobe nas costas da raposa. No meio do percurso, o animal faminto jogou o homenzinho para o alto na tentativa de abocanhá-lo. O biscoito de gengibre, por ser mais esperto, conseguiu escapar. E a raposa, coitada, foi levada pela correnteza. Dizem por aí que até hoje ninguém foi capaz de pegar o biscoito.

Melhor receita de biscoito de gengibre natalino

Biscoitos natalinos decorados. (Foto: Divulgação)

Deixar os biscoitos de presente para o Papai Noel. Ou decorar a árvore de natal com essas delícias. Essas são apenas algumas possibilidades para valorizar as tradições natalinas. Confira a seguir a melhor receita de biscoito de gengibre natalino:

Ingredientes

  • 100g de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • 2 colheres (chá) de gengibre em pó
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) bicabornato de sódio
  • 1 clara de ovo
  • Açúcar de confeiteiro
  • Corante alimentício líquido (nas cores que preferir).

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a manteiga, o açúcar mascavo e o mel. Leve a mistura ao fogo, até derreter. Em uma vasilha, junte a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato de sódio. Adicione o ovo batido e a calda derretida à mistura com ingredientes sólidos. Misture bem todos os ingredientes, até obter uma massa uniforme. Envolva essa massa em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 12 horas.

Você pode usar cortadores com diferentes formatos. (Foto: Divulgação)

Em uma superfície lisa, abra a massa com um rolo, até obter a espessura de 0,5 cm. Em seguida, use cortadores com diferentes formatos para dar formas aos biscoitos. Estrelas, bonecos e corações são apenas algumas opções. Não tem cortadores em casa? Use um copo comum.

Unte uma assadeira com manteiga e farinha. Coloque os biscoitos nesse recipiente e leve para assar em forno médio. Quando os biscoitinhos começarem a dourar, é sinal de que está no ponto certo.

Chegou a hora de preparar um glacê para decorar os biscoitos de gengibre natalino. Para isso, bata a clara do ovo, até obter uma espuma. Depois acrescente o açúcar de confeiteiro aos poucos e continue batendo, até atingir o ponto de creme. Tinga o glacê com as cores desejadas e enfeite os biscoitos com capricho.

Que tal preparar deliciosos biscoitos para a ceia de natal? Faça essa receita em casa e surpreenda a todos. Bom apetite!




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...