Comidas Típicas de Festa Junina 2017: veja as 25 melhores receitas

Publicado por Isabella Moretti


Você está em busca de comidas típicas de festa junina? Se a resposta for “sim”, então leia a matéria e veja as 25 melhores receitas para fazer nas comemorações do mês de junho. São pratos salgados e doces que resgatam a essência caipira e combinam perfeitamente com a temática de São João.

Receitas de comidas típicas de festa junina

Em toda festa junina, existem algumas delícias que não podem faltar, como é o caso da pamonha, da canjica, do curau, do pé de moça e da paçoca. Em geral, os pratos típicos são preparados com ingredientes populares da vida no campo, sobretudo o milho, o amendoim e o coco.

O Herdei Receitas selecionou 25 comidas típicas de festa junina. Veja a seguir como preparar essas delícias:

  1. Pamonha de milho-verde doce

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas

A pamonha não pode ficar de fora do cardápio de festa junina. Doce ou salgada, ela é um prato preparado com milho-verde e que tem grande tradição no nordeste do país.

Ingredientes

10 espigas médias de milho verde
1 xícara (chá) de manteiga sem sal derretida
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo: limpe bem o milho, rale as espigas e reserve a palha. Passe a mistura ralada numa peneira de malha grossa, apertando com uma colher. Na sequência, adicione açúcar, manteiga sal e canela. Misture todos os ingredientes, até obter um creme homogêneo.

Ferva 5 litros de água em uma panela grande. Na sequência, coloque a massa da pamonha na palha e enrole delicadamente com um barbante. Coloque as pamonhas na panela com água fervente e deixe cozinhar por 45 minutos, até a massa ficar bem cozida. Pronto! Agora é só retirar do fogo e servir.

  1. Canjica cremosa com amendoim

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-1

A canjica é um doce de festa junina que não pode ficar de fora da lista de pratos típicos. O prato é preparado com milho branco, ou seja, grãos que ainda não estão completamente maduros. O sabor adocicado fica por conta do leite condensado e a crocância é uma responsabilidade do amendoim.

Ingredientes

1 litro de leite
1 lata de leite condensado
250g de canjica branca
2/3 de xícara de amendoim torrado sem sal

Modo de preparo: deixe a canjica de molho na água fria de um dia para o outro. Na manhã seguinte, escora e coloque na panela de pressão, juntamente com o leite de vaca e o leite condensado. Assim que a mistura pegar pressão, deixe cozinhar por 20 minutos. Abra a panela e verifique se a canjica está realmente macia. Se não estiver, volte ao fogo e deixe cozinhar mais um pouco.

Enquanto a canjica completa o cozimento, triture o amendoim torrado no liquidificador. Por fim, é só misturar tudo e decorar as porções individuais com canela em pó.

  1. Arroz Doce tradicional

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-2

O arroz doce é um parente bem próximo da canjica e que faz sucesso nos festejos juninos. Ele leva ingredientes simples, como é o caso do arroz branco, e também pode adquirir um sabor especial com especiarias.

Ingredientes

3 xícaras (chá) de arroz branco
1 litro de leite
2 latas de leite condensado
200 ml de creme de leite
Canela em pó a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o arroz normalmente, só que usando 1 litro de leite ao invés de água. Quando os grãos estiverem macios, acrescente o leite condensado e deixe cozinhar mais um pouco, até engrossar. Tire do fogo e adicione o creme de leite para melhorar a cremosidade do doce. Decore com canela em pó e sirva.

  1. Paçoca de amendoim

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-3

Há muitos doces típicos para festa junina, como é o caso da paçoca de amendoim. Ela leva poucos ingredientes, mas faz toda a diferença no são joão.

Ingredientes

500g de amendoim
1 lata de leite condensado
½ pacote de biscoito de maisena

Modo de preparo: adicione o biscoito de maisena e o amendoim no liquidificador. Bata até formar uma farofa. Coloque essa farofinha numa vasilha funda, junto com o leite condensado. Misture bem, até formar uma massa homogênea. Coloque a mistura de paçoca em copinhos pequenos de plástico e leve à geladeira por 4 horas. Dessa forma, elas vão adquirir um formato redondo.

  1. Cocada em pedaços

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-4

Já mostramos aqui no Herdei Receitas um especial de cocada caseira, que mostra as melhores formas de preparar esse doce. De qualquer forma, vale à pena relembrar uma sugestão rápida para fazer em casa em tempos de festa junina. Confira:

Ingredientes

1 pacote de coco ralado
1 lata de leite condensado
1 copo americano de açúcar cristal

Modo de preparo

Coloque o coco ralado numa panela, juntamente com o açúcar e o leite condensado. Leve essa mistura ao fogo e mexa até a mesma desgrudar do fundo do recipiente. Despeje numa assadeira untada e deixe esfriar. Assim que a cocada endurecer, corte em pedaços.

  1. Sopa de milho cremosa

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-5

A sopa de milho é, de longe, uma das melhores comidas típicas de festa junina. Além de ser muito nutritiva, ela também se encarrega de manter o corpo aquecido para o arraiá.

Ingredientes

1 lata de milho verde (sem a água)
1/2 cebola
2 batatas médias picadas em cubos
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
800ml de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de creme de leite

Modo de preparo: inicie a receita refogando a cebola e o alho picado no azeite. Acrescente o caldo de galinha, o milho e as batatas. Deixe cozinhar por um tempo, até a batata ficar macia. Tire a sopa do fogo junte o creme de leite. Bata tudo no liquidificador e acrescente sal. Para deixar o prato mais saboroso, sirva com calabresa ou bacon refogado.

  1. Doce de abóbora em pedaço

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-6

Uma boa festa junina precisa servir doce de abóbora em pedaços aos convidados. Essa guloseima é bem fácil de preparar em casa e fica com um sabor irresistível. Veja a receita:

Ingredientes

600g de abóbora
400g de açúcar
50g de margarina
Cravo e canela a gosto

Modo de preparo: corte a abóbora em pedaços e misture-a com o açúcar. Coloque tudo numa panela, junto com cravos e canela em pau. Leve ao fogo baixo para cozinhar. Quando a abóbora estiver desmanchando é sinal de que está no ponto. Acrescente a margarina e mexa o doce, até ele começar a desgrudar do fundo da panela. Descarte as especiarias utilizada e despeje o doce sobre uma bancada de mármore untada. Quando estiver frio, use um cortador em forma de coração para fazer o corte dos docinhos. Espere secar para servir.

  1. Cuscuz simples

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-7

Você sabia que o cuscuz é um dos principais pratos salgados de festa junina? A receita leva farinha de milho, farinha de mandioca, alho, tomate, pimenta, ervilha, ovos cozidos, entre muitos outros ingredientes. Aprenda a preparar o melhor cuscuz de sardinha na sua casa.

  1. Pé de moleque tradicional

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-8

O pé de moleque é um doce caseiro típico da culinária brasileira. Ele nada mais é do que uma mistura de rapadura e amendoim torrado, que garantem um gostinho especial de festa junina.

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado
1 xícara de amendoim (torrado e sem pele)

Modo de preparo: coloque o açúcar e o amendoim em uma panela. Leve ao fogo baixo e mexa até caramelizar, mas sem deixar queimar. Acrescente o leite condensado e mexa todos os ingredientes por 15 minutos. Quando formar uma massa que desprende do fundo da panela, é sinal de que o doce caseiro está no ponto.

Despeje o pé-de-moleque tradicional numa superfície de mármore untada e nivele com a ajuda de uma espátula. Quando esfriar, corte em pedaços.

  1. Milho cozido

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-9

O milho cozido parece um prato simples, afinal, basta colocar as espigas em uma panela com água e cozinhar. Há, no entanto, alguns segredinhos que tornam essa delícia de festa junina muito mais saborosa, como servir com manteiga temperada com alho em pó e queijo parmesão.

Para fazer o melhor milho cozido, retire a palha e coloque as espigas na panela de pressão, junto com água e uma colher de sal. Leve ao fogo. Quando pegar pressão, conte 10 minutos. Se você for cozinhar o milho em uma panela normal, o tempo é de 1 hora.

  1. Espetinho de carne

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-10

O espetinho de carne é um velho conhecido dos brasileiros, mas que pode ser preparado de forma especial para a festa junina. Depois de fazer o churrasco com cubinhos de alcatra, monte o espetinho, intercalando com pedaços de pimentão e cebola. Quanto ao tempero, use sal, pimenta, orégano e alecrim.

  1. Bolo de fubá fofinho

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-11

Entre os melhores bolos de festa junina, não podemos no esquecer do clássico bolo de fubá. A receita é bem simples, leva ingredientes baratos e fica uma delícia. Veja:

Ingredientes

1 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de óleo
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 colher (chá) de erva doce
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo: No liquidificador, coloque o leite, os ovos, o açúcar e o óleo. Bata bem os ingredientes, até obter uma mistura homogênea. Numa outra vasilha, misture os ingredientes secos, ou seja, o fubá, a farinha e a erva doce. Misture as duas porções de ingredientes com a ajuda de um fuê. Por fim, acrescente o fermento em pó e mexa com delicadeza.

Coloque a massa do bolo de fubá em uma forma untada e leve ao forno preaquecido, por aproximadamente 35 minutos. Quando estiver morno, desenforme.

  1. Biscoito de polvilho

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-12

Há uma série de receitas salgadas de festa junina, como é o caso do biscoito de polvilho. Essa delícia pode ser servida como petisco, juntamente com um cafezinho. As pessoas mais velhas costumam sentar ao redor da fogueira para contar histórias de São João e, é claro, comer muitos biscoitos. Veja o passo a passo:

Ingredientes

150 ml de óleo
5 ovos
200 ml de água fervente
500g de polvilho azedo
1 e ½ colher (sopa) de sal

Modo de preparo

Numa vasilha funda, junte o polvilho azedo e o óleo. Mexa com uma colher, acrescentando água fervente e sal aos poucos. Adicione os ovos. Continue mexendo até todos os ingredientes se incorporarem e formar uma massa. Sove a massa com as mãos, até ela se tornar bem lisinha. Unte uma forma com manteiga e farinha.

Coloque a massa do biscoito em um saco plástico com furo na ponta. Esprema o saquinho e modele a massa, no formato de rosquinhas. Leve para assar por 35 minutos, em forno preaquecido a 280º.

  1. Cachorro-quente

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-13

O cachorro-quente de festa junina não tem nenhuma característica especial. Ele é preparado simplesmente com pão, salsicha, batata-palha, catchup, mostarda e maionese. Algumas pessoas tornam a iguaria mais saborosa acrescentando milho, ervilha, purê, queijo e até mesmo bacon. Para não deixar o seu “cachorro” ressecado, lembre-se de caprichar no molho.

  1. Maçã do Amor

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-14

A maçã do amor é um doce típico de festa junina, que tem espaço principalmente no cardápio dos casais apaixonados. Para fazer a receita, é preciso providenciar:

Ingredientes

6 maçãs pequenas
2 xícaras (chá) de açúcar granulado
½ xícara de glucose de milho
1 colher (chá) de corante alimentício vermelho
1 xícara (chá) de água
6 palitos de sorvete.

Modo de preparo: Inicie a receita de maçã do amor espetando um palito de sorvete no centro de cada maçã. Depois, coloque na panela a glucose com o açúcar, água e corante. Leve ao fogo para ferver. Assim que formar uma calda com ponto de bala dura, retire do fogo. Mergulhe a maçã, uma a uma, na calda vermelha. Em seguida, coloque as frutas em uma superfície untada com óleo e espere a calda ficar dura. Finalize embalando cada maçã do amor de festa junina com papel celofane.

  1. Bolo de milho cremoso

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-15

Para o são joão ficar completo, é muito importante preparar um bolo de milho cremoso. Providencie:

Ingredientes

1 lata de milho verde
½ lata de óleo (medida da lata de milho)
1 lata de açúcar
4 ovos, 1 lata de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 e ½ colher (sopa) de fermento
2 colheres de coco ralado.

Modo de preparo: Coloque o milho, o óleo, o açúcar, os ovos, o fubá e a farinha de trigo no liquidificador. Bata bem, até formar uma massa homogênea. Acrescente o coco ralado e o fermento. Misture delicadamente. Coloque o bolo em uma forma redonda com buraco no meio. Leve para assar por 40 minutos em forno médio. O resultado será um doce com consistência bem cremosa, semelhante à pamonha.

  1. Pipoca caramelizada

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-16

Fazer pipoca caramelizada em casa para a festa junina é mais fácil do que você imagina. Para preparar a receita, você vai precisar de:

Ingredientes

1 xícara de milho para pipoca
1 xícara de açúcar
½ xícara de água.

Modo de preparo: Use uma panela grande para estourar o milho. Lembre-se de colocar a tampa e mexer levemente o recipiente. Assim que os estouros se tornarem menos frequentes, tire a panela do fogo e espere alguns minutos antes de remover a tampa.

Para fazer o caramelo, coloque o açúcar e a água numa panela. Leve os ingredientes ao fogo e mexa com uma colher de madeira. O ponto certo é quando bolhas brancas e transparentes começam a aparecer na mistura. Pronto! Agora é só misturar o caramelo a pipoca.

  1. Caldinho de feijão

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-17

Para aquecer o são joão, nada melhor do que preparar um caldinho de feijão, uma das comidas típicas de festa junina. Veja a receita:

Ingredientes

1 xícara de feijão preto
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 xícaras (chá) de água
2 cebolas pequenas
3 dentes de alho amassados
sal, cheiro-verde e pimenta-do-reino

Modo de preparo: Coloque o feijão e a água numa panela de pressão e deixe cozinhar por 25 minutos. Assim que os grãos estiverem macios, coe e reserve o caldo. Amasse bem os feijões cozidos e também reserve. Numa panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione o feijão amassado e o caldo. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Finalize salpicando cheiro-verde antes de servir.

  1. Bolo de mandioca

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-18

A mandioca, também conhecida como aipim, é um ingrediente típico da festa junina, por isso não podia ficar de fora do cardápio. Para fazer o bolo, você vai precisar de:

Ingredientes

1 kg de mandioca
3 xícaras (chá) de açúcar
200 ml de leite de coco
1 pacote de coco ralado
100g de manteiga
3 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 pitada de sal

Modo de preparo: Inicie a receita descascando a mandioca. Em seguida, lave bem e rale, usando um ralador grosso. Coloque o aipim no liquidificador, juntamente com a manteiga, o leite de coco, o leite e os ovos. Bata em velocidade média por 1 minuto, até obter um creme homogêneo. Acrescente o açúcar, o sal e o coco ralado. Bata novamente todos os ingredientes. Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno por 35 minutos.

  1. Pé de moça

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-19

O pé de moça é um doce de amendoim, assim como o pé de moleque, só que tem uma consistência mais macia. Segue a receita:

Ingredientes

500g de amendoim (torrado e sem pele)
1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga
2 xícaras de açúcar
1 colher de chocolate em pó

Modo de preparo: Numa panela, coloque o açúcar, o amendoim, o chocolate e a manteiga. Leve ao fogo e mexa bem, até formar um caramelo. Acrescente o leite condensado e mexa até a mistura desgrudar do fundo da panela. Despeje o pé de moça no tabuleiro e espere esfriar um pouco. Corte em pedaços e passe no açúcar.

  1. Pinhão cozido

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-20

O pinhão cozido se destaca como uma das comidas tradicionais de festa junina, especialmente no estado do Paraná. Para preparar a receita, você só precisa escolher bem os pinhões, lavá-los e colocá-los na panela de pressão com água e sal. Deixe cozinhar por 30 minutos. Quando estiver macio, desligue o fogo, escorra a água e sirva.

  1. Maria-mole tradicional

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-21

A maria-mole é uma opção saborosa para servir na festa junina, capaz de conquistar o paladar de crianças e adultos. Para fazer o doce em casa, você vai precisar de:

Ingredientes

1 xícara de coco fresco ralado
1 lata de leite condensado
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
5 colheres (sopa) de água fria
1 lata de creme de leite.

Modo de preparo: Comece a receita hidratando a gelatina, ou seja, junte-a com a água e leve em banho-maria, até amolecer. Acrescente o creme de leite e o leite condensado. Bata no liquidificador até obter uma mistura cremosa e homogênea. Coloque a maria-mole em um refratário e leve à geladeira por 3 horas, até ficar bem firme. Após esse tempo, corte em cubos e passe no coco ralado.

  1. Doce de batata doce

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-22

A lista de comidas típicas de festa junina também inclui o doce de batata-doce. Essa delícia é preparada com ingredientes simples e faz o maior sucesso na barraquinha de doces caseiros.

Ingredientes

2 kg de batata doce cozida
100 ml de leite de coco
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara de coco ralado
½ xícara (chá) de água

Modo de preparo: Cozinhe as batatas até ficarem macias. Na sequência, amasse-as e passe no espremedor. Numa panela, coloque o açúcar, a água e leve ao fogo, até obter um caramelo ralo. Junte o coco ralado, o leite de coco e a batata doce amassada. Misture bem todos os ingredientes e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. O ponto certo do doce é quando ele começa a se desprender do fundo da panela. Pronto! Agora é só colocar em forminhas.

  1. Pastel junino

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-23

Servir pastel na festa junina é algo muito comum, especialmente na região sudeste do país. Para preparar essa receita, você só precisa comprar massa de pastel pronta e escolher o seu recheio favorito, que pode ser carne, queijo, frango com requeijão cremoso, pizza ou salsicha.

Monte os pastéis juninos e aperte bem as bordas com um garfo. Depois, frite-os em óleo bem quente por 10 minutos, até os dois lados ficarem dourados. Escorra no papel-toalha e sirva.

  1. Quindim

comidas-tipicas-de-festa-junina-veja-as-25-melhores-receitas-24

O quindim é uma iguaria de origem portuguesa, mas que completa a relação comidas de festa junina. Para preparar esse doce, você vai precisar de:

Ingredientes

12 gemas
2 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
3 xícaras (chá) de açúcar
½ xícara de paçoca triturada

Modo de preparo: No liquidificador, bata as gemas, os ovos inteiros, a manteiga e o açúcar. Faça isso até obter um creme homogêneo. Adicione a paçoca e misture bem. Distribua a mistura em formas de quindim untadas com manteiga e deixe descansar por 15 minutos. Leve ao forno em banho-maria por 40 minutos e deixe assar.

E aí? Gostou da seleção com as comidas típicas de festa junina? Comente. Se tiver mais alguma dica de prato, também deixe um comentário.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...