Bebidas típicas de festa junina: 5 melhores receitas

Publicado por Isabella Moretti


As bebidas típicas de festa junina são aquelas que deixam qualquer pessoa no clima de são joão. Elas são preparadas com ingredientes típicos e normalmente se encarregam de manter o corpo bem aquecido para curtir ao máximo o arraiá.

Durante o mês de junho, os brasileiros comemoram os dias de três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Para se divertir, é tradição dançar quadrilha, decorar a festa com bandeirinhas e comer comidas típicas de festa junina. As bebidas tradicionais dos festejos juninos também não podem faltar, como é o caso do vinho quente, quentão, chocolate quente, choconhaque e suco de milho.

Principais bebidas típicas de festa junina

O Herdei Receitas separou as 5 melhores receitas de bebidas típicas de festa junina. Confira:

Receita de quentão

O quentão é uma bebida tradicional da festa junina. (Foto: Divulgação)

O quentão é uma bebida tradicional da festa junina. (Foto: Divulgação)

O quentão tradicional é uma receita tradicional de festa junina e quermesses. O seu preparo consiste na combinação de pinga, especiarias, açúcar, entre outros ingredientes. O resultado é uma bebida adocicada e saborosa, capaz de aquecer o corpo nos dias frios e deixar a pessoa mais alegre para o arraiá.

Ingredientes

600 ml de pinga
600 ml de água
500g de açúcar refinado
100g de gengibre
2 pedaços de canela em pau
8 cravos da índia
Cascas de 1 laranja

Modo de preparo: acrescente o açúcar na panela e leve ao fogo, até formar um caramelo. Na sequência, adicione canela, cravo e gengibre. Junte as cascas de laranja, mexa um pouco e deixe ferver por 5 minutos. Acrescente a água e deixe ferver por mais meia hora. Por fim, coloque a pinga e ferva por 10 minutos. Deixe o quentão descansar por 40 minutos. Passe na peneira antes de servir.

Receita de vinho quente

O vinho quente tradicional leva especiarias e pedacinhos de maçã. (Foto: Divulgação)

O vinho quente tradicional leva especiarias e pedacinhos de maçã. (Foto: Divulgação)

O vinho quente tradicional é uma espécie de sangria aquecida que faz muito sucesso na temporada de são joão. No Brasil, a bebida é preparada com vinho bem doce, pedaços de maça e especiarias. Veja a receita:

Ingredientes

1 litro de vinho tinto seco
1 xícara (chá) de água
1 maçã cortada em cubos
4 pedaços de canela em pau
10 cravos
1 ½ xícara (chá) de açúcar
Raspas de 2 laranjas
Raspas de 2 limões

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes numa panela funda. Leve ao fogo de deixe ferver por 20 minutos. Deixe a bebida em repouso por um tempo, até o vinho incorporar bem o sabor das frutas e especiarias. Sirva quentinho.

Receita de chocolate quente

O chocolate quente é uma boa dica de bebida de festa junina sem álcool. (Foto: Divulgação)

O chocolate quente é uma boa dica de bebida de festa junina sem álcool. (Foto: Divulgação)

O chocolate quente de festa junina é uma bebida muito popular, especialmente entre as crianças. Representa uma ótima opção para quem está evitando o consumo de álcool nos festejos juninos. Confira a receita:

Ingredientes

2 colheres (sopa) de creme de leite
2 quadradinhos de chocolate ao leite
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de leite
1 colher de açúcar
Chantilly a gosto
Raspa de chocolate

Modo de preparo: junte o creme de leite e o chocolate numa caneca ao leite e leve ao micro-ondas em potência máxima. A cada 15 segundos, retire e mexa um pouco, até derreter completamente os quadradinhos. Acrescente o chocolate em pó e uma xícara de leite bem quente. Misture bem, até o chocolate empelotado dissolver completamente. Finalize a receita acrescentando uma colher de açúcar. Decore com chantilly e raspa de chocolate.

Receita de choconhaque

É possível decorar o choconhaque com chantilly e raspas de chocolate. (Foto: Divulgação)

É possível decorar o choconhaque com chantilly e raspas de chocolate. (Foto: Divulgação)

Se você não gosta de quentão e de vinho quente, então experimente curtir a festa junina tomando um delicioso choconhaque. Essa bebida é muito saborosa e leva um toque alcóolico para aquecer e alegrar. Veja a receita:

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de conhaque (medida do leite condensado)
1 e ½ litro de leite
1 xícara (chá) de achocolatado em pó
1 canela em pau
Canela em pó a gosto
Açúcar a gosto

Modo de preparo: coloque o leite condensado, o leite, o achocolatado e a canela em pau numa panela. Leve ao fogo e deixe ferver. Assim que levantar fervura, desligue o fogo, remova a canela da mistura e acrescente o conhaque. Coloque o choconhaque nas canecas, adoce com açúcar e decore com canela em pó.

Receita de suco de milho

O suco de milho é uma sugestão refrescante. (Foto: Divulgação)

O suco de milho é uma sugestão refrescante. (Foto: Divulgação)

O milho é um ingrediente típico da festa junina, normalmente usado para preparar bolos, pamonhas e sopas. Ele também pode ser usado para fazer um suco cremoso e muito saboroso. Veja a receita completa:

Ingredientes

6 espigas de milho-verde
3 xícaras (chá) de água
2 litros de leite
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo: com uma faca, retire os grãos das espigas. Coloque o milho no liquidificador, junto com 4 xícaras (chá) de leite e ½ xícara (chá) de água. Bata bem, até obter uma mistura cremosa e homogênea. Passe a mistura numa peneira e coloque a parte líquida numa panela.

Leve a mistura de milho ao fogo baixo e mexa sem parar, por 30 minutos, até engrossar. Deixe esfriar e bata mais uma vez no liquidificador. Acrescente a água e o leite restantes. Coloque na geladeira por duas horas. Sirva bem geladinho!

Gostou das receitas de bebidas típicas de festa junina? Tem mais alguma dica? Deixe um comentário.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...