Lentilha no ano novo: confira as 3 melhores receitas!

Publicado por Isabella Moretti


Você tem o costume de comer lentilha no ano novo? Então veja três formas de preparar esse alimento. Essas receitas são fáceis, saborosas e prometem trazer muita sorte para o ano que está prestes a começar.

A lentilha se destaca como um dos alimentos que não pode faltar na ceia de ano novo. O seu consumo é uma tradição no réveillon, assim como o uso de roupas brancas e a queima de fogos de artifício.

Veja três formas de preparar lentilha para o réveillon. (Foto: Divulgação)

Na passagem de ano, a lentilha assume um significado especial, não só no Brasil mas também em outros países sul-americanos. O alimento está associado à sorte financeira, ou seja, é recomendado para quem deseja ganhar mais dinheiro no ano novo.

Melhores receitas com lentilha no ano novo

O Herdei selecionou as melhores receitas de lentilha no ano novo. Confira:

1 – Lentilha com calabresa

A forma clássica de preparar lentilha é combinando-a com algum tipo de carne, como é o caso da linguiça calabresa. Com isso, o prato fica muito mais saboroso. Olha só que receita fácil:

Ingredientes

1 e ½ xícara (chá) de lentilha
1 linguiça calabresa picada
3 xícaras (chá) de água
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Sal e azeite a gosto

Modo de preparo

Deixe a lentilha de molho na água um dia antes do preparo. Esse truque evita o acúmulo de gases na barriga e facilita o cozimento. Coloque a leguminosa na panela, junto com a água, e leve ao fogo para cozinhar por 30 minutos (em fogo baixo).

Enquanto a lentilha estiver cozinhando, frite a calabresa na frigideira, junto com azeite e cebola.

Misture a lentilha com a calabresa e deixe cozinhar mais um pouco. Acrescente o alho refogado, o sal e pimenta-do-reino.

2 – Lentilha ao curry

Você quer deixar a lentilha com um gostinho especial? Então aposte no uso de curry na receita. Esse tempero indiano mescla sabores picantes e adocicados. A receita é uma ótima pedida para vegetarianos no ano novo. Confira:

Ingredientes

1 xícara de lentilhas
1 colher (café) de curry
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 tomate picado
2 xícaras de água
1 abobrinha picada
1 cenoura ralada
1 colher (sopa) de azeite
Cheiro verde e sal a gosto

Modo de preparo

Aqueça o azeite numa panela para refogar a cebola. Junte o alho e o curry. Deixe refogando por mais 1 minuto. Adicione o tomate picado, a cenoura, a abobrinha e o sal. Deixe refogar por 5 minutos e reserve.

Coloque as lentilhas numa panela com o refogado e leve ao fogo. Aguarde o cozimento e acrescente mais água se for necessário. O ponto certo é a consistência macia, mas sem desmanchar tanto. Ajuste o sal e acrescente cheiro verde.

3 – Arroz com lentilha e cebolas fritas

O arroz com lentilha e cebolas fritas é um acompanhamento perfeito para a ceia de ano novo. A preparação é bem simples e leva ingredientes baratos. Confira a receita:

Ingredientes

500g de lentilha
500g de arroz
1 kg de cebola
1 litro de água
250 ml de óleo de soja
Sal e azeite a gosto

Modo de preparo

Inicie a preparo picando as cebolas e, em seguida, frite no óleo quente, até obter um aspecto escuro. Junte a água e deixe ferver. Adicione as lentilhas e deixe cozinhar, até deixá-las macias. Acrescente o arroz lavado, tempere com sal e aguarde mais alguns minutos de cozimento.

Após desligar o fogo, regue o acompanhamento com azeite.

E aí? Aprovou as receitas de lentilha no ano novo? Tem alguma sugestão? Deixe um comentário.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...