Patês fáceis de fazer e saborosos: veja os 10 melhores!

Publicado por Isabella Moretti


Os patês fáceis de fazer e saborosos representam uma ótima opção de entrada. Eles podem ser servidos junto com torradas, pães e bolachas salgadas. Leia a matéria para conferir as 10 receitas mais buscadas na internet.

A origem do patê é muito antiga. Os egípcios, gregos e romanos já tinham o costume de preparar essa delícia. No entanto, foi na região do sudoeste da França que o patê ganhou fama. A princípio, ele era preparado com carne de ganso e temperos. Com o passar do tempo, a receita ganhou milhares de versões.

Aprenda a preparar deliciosos patês e sirva como acompanhamento. (Foto: Divulgação)

Aprenda a preparar deliciosos patês e sirva como acompanhamento. (Foto: Divulgação)

O patê, com sua consistência cremosa e aveludada, pode ser servido sobre torradas e fatias de pão. A base do seu preparo pode ser maionese, ricota ou creme de leite.

Receitas de patês fáceis de fazer e saborosos

O Herdei Receitas selecionou 10 patês fáceis de fazer e saborosos. Confira:

1 – Patê de frango

O patê de frango caseiro se destaca como um dos mais procurados na internet. Sua receita leva peito de frango, azeite, cheiro verde, cebola, mostarda, requeijão, maionese e azeitonas picadas.

2 – Patê de atum

Na hora de servir os aperitivos da sua festa, não se esqueça de preparar patê de atum. Você só precisa bater no liquidificador maionese de leite, cheiro verde, sal, pimenta do reino, cebola picada e atum sólido.

3 – Patê de sardinha

Para passar nos pães e nas torradas, aposte no patê de sardinha. Essa delícia leva ingredientes bem simples e baratos, como sardinha em lata, cebola, alho, creme de leite, sal e cheiro verde. Use o liquidificador ou processador para triturar os ingredientes e obter textura de patê.

O patê de sardinha é uma boa opção para preparar e servir. (Foto: Divulgação)

O patê de sardinha é uma boa opção para preparar e servir. (Foto: Divulgação)

4 – Patê de alho

O patê de alho vai bem com tudo! Ele pode acompanhar torradas, pão de forma e até mesmo churrasco. A preparação segue o princípio da maionese caseira, ao passo que leva leite desnatado, óleo de soja, sal e alho.

5 – Patê de berinjela

Você é vegetariano? Então saiba que também existe a possibilidade de preparar um patê delicioso com vegetais, como é o caso da berinjela. Providencie uma berinjela média (cortada em cubos), cebola picada, azeite, creme de leite e salsa picada. Lembre-se de refogar a berinjela com os temperos e, depois, bata no liquidificador com os demais ingredientes.

6 – Patê de ricota

Um encontro casual entre amigos pode ficar muito mais gostoso com um patê de ricota. A receita leva maionese, azeite, ricota, ervas finas, alho picado e azeitona preta picada. Bata tudo no liquidificador e sirva com torradas.

Sua entrada ficará muito mais saborosa com patê. (Foto: Divulgação)

Sua entrada ficará muito mais saborosa com patê. (Foto: Divulgação)

7 – Patê de presunto

O presunto também pode ser usado para preparar um delicioso patê. Para isso basta combiná-lo com outros ingredientes, como cheiro verde, maionese, catchup, sal e pimenta-do-reino.

8 – Patê de azeitona preta

Para fazer o patê de azeitona preta, você só precisa colocar azeitonas picadas, ricota fresca, anchova, creme de leite e azeite no triturador. Bata tudo, até obter uma pasta homogênea.

9 – Patê de cenoura

O patê de cenoura se destaca como o “queridinho” de quem não come carne. Essa delícia leva cenoura, tomates, cebolinha, alho-poró, azeite, sal e pimenta.

10 – Patê de salsicha

O patê é bem fácil, rápido e barato. (Foto: Divulgação)

O patê é bem fácil, rápido e barato. (Foto: Divulgação)

O patê de salsicha é uma ótima opção para servir com bolacha salgada e pão francês. Para prepará-lo, providencie tomate, cheiro verde, maionese, pimenta-do-reino, alho, cebola e, é claro, salsichas. Bata tudo no liquidificador e sirva como acompanhamento.

E aí? Gostou das receitas de patês fáceis de fazer e saborosos? Deixe um comentário. Caso tenha alguma outra dica culinária, comente também.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...