Como fazer chantilly? A melhor receita caseira

Publicado por Isabella Moretti


Veja como fazer chantilly caseiro! A receita é simples e composta por ingredientes encontrados em qualquer supermercado. O segredo é não deixar de seguir as medidas e o modo de fazer para que o creme ganhe a mesma consistência que os chantillys industrializados.

O chantilly é um dos principais ingredientes das receitas de doces. Aprender como fazer o creme em casa é uma ótima maneira de facilitar o preparo de bolos e tortas e também de economizar, já que a receita rende e é muito barata. Além disso, o chantilly caseiro é mais saudável, pois tem menor concentração de conservantes.

Receita simples e fácil de chantilly caseiro. (Foto: Divulgação)

Receita simples e fácil de chantilly caseiro. (Foto: Divulgação)

Receita de chantilly caseiro

A receita de chantilly caseiro conta com apenas 4 ingredientes e deve ser preparada pouco antes do creme ser utilizado. No entanto, é possível conservar o chantilly por algumas horas na geladeira, mas é preciso colocar o creme em um recipiente com tampa para que não pegue o cheiro de outros alimentos. Já congelar o chantilly caseiro não é indicado, com o tempo ele pode perder a consistência e ficar aguado após ser retirado do freezer.

Ingredientes

1 lata de creme de leite (sem soro)

3 colheres (sopa) de açúcar

5 gotas de essência de baunilha

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Chantilly caseiro é feito com creme de leite fresco. (Foto: Divulgação)

Chantilly caseiro é feito com creme de leite fresco. (Foto: Divulgação)

Modo de preparo

Coloque na batedeira o creme de leite e o açúcar, bata em velocidade baixa por aproximadamente um minuto ou até que os dois ingredientes se misturem bem. Já com a batedeira em velocidade média, acrescente a manteiga.

Por último adicione as gotas de essência e continue batendo até que a mistura forme um creme firme e que não caia com facilidade do fuê. Se o creme for batido por muito tempo o chantilly perde a consistência e fica como uma manteiga.

Todos os ingredientes do chantilly devem ser mantidos na geladeira antes do preparo. (Foto: Divulgação)

Todos os ingredientes do chantilly devem ser mantidos na geladeira antes do preparo. (Foto: Divulgação)

Dicas

Para que não exista dificuldade em atingir o ponto correto do creme chantilly é importante organizar o preparo com uma hora de antecedência. Separe o fuê a ser utilizado, a tigela da batedeira e o creme de leite, coloque todos eles na parte mais fria da geladeira e só retire 60 minutos depois, quando for bater todos os ingredientes do chantilly.

Outro truque para que o chantilly fique perfeito para confeitar, é optar pelo creme de leite pasteurizado ou fresco, que geralmente possuem a especificação “Bom para bater chantilly” na embalagem. Os demais ingredientes devem ser escolhidos de acordo com a sua preferência, mas marcas reconhecidas pela qualidade garantem o resultado esperado.

Acrescente raspas de limão no chantilly caseiro. (Foto: Divulgação)

Acrescente raspas de limão no chantilly caseiro. (Foto: Divulgação)

Acrescentar raspas de limão, laranja ou chocolate em pó deixa o chantilly ainda mais saboroso. Adicione qualquer uma das opções a sua receita, mas para não perder o ponto, coloque na batedeira sempre após os ingredientes principais.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...