Aprenda como escolher o melhor azeite com 8 dicas infalíveis

Publicado por Alexandre Nogueira

Atentar-se ao rótulo, a acidez e ao país de fabricação são elementos necessários para se tomar uma boa decisão.


Para você que adora temperar suas saladas e pães com um bom óleo de Olivia e dessa maneira deseja saber como escolher o melhor azeite, é necessário prestar atenção em diversos pontos. Isso inclui marca fabricação, data de vencimento e nível de acidez.

Essa série de fatores determina a qualidade do azeite, que já está presente na vida das pessoas desde antiguidade. Esse óleo era usado por gregos e romanos em suas refeições junto com o vinho.

Alguns fatores devem ser observados para escolher o melhor azeite.

O azeite é responsável por deixar a comida mais saborosa e nutritiva. (Foto: Divulgação)

A escolha de um bom azeite é importante na vida cotidiana, dado que esse item é muito mais do que um tempero saboroso. Ele oferece uma série de benefícios para a saúde, como diminuição do colesterol e também aumenta do nível de gordura boa no corpo.

Além disso, o azeite possui ação anti-inflamatória, auxiliando no processo de perda de peso, sendo um importante aliado para quem deseja emagrecer.

Vale destacar que existem diversos tipos de azeites, com baixa, média e grande qualidade. Por isso, é necessário, conhecê-los melhor, para realizar uma boa escolha.

Para isso, acompanhe as dicas abaixo e saiba de forma detalhada tudo para como escolher o melhor azeite de oliva para seu dia a dia.

Saiba como escolher o melhor azeite

1 – Fique de olho na classificação

Para determinar a classificação dos azeites presentes no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou algumas regras de qualidade. Essas regras influenciam a produção e a composição desses azeites comercializados no país.

Entre as categorias existentes, há classificações como se o azeite é virgem ou extra virgem. Se é extraído da maneira correta e até mesmo o tipo de solo no qual a azeitona é plantada.

Essas determinações são importantes no momento de você definir qual azeite levar. É a garantia de que o produto estará certificado pela Anvisa e que passou por todos os processos de qualidade.

2 – Quantidade de água

Por fim, outro fator que leva um azeite a ser de alta qualidade é a quantidade de água que a oliva plantada recebeu. Quanto mais água tiver em sua plantação, maior será a qualidade desse óleo.

Por isso que os gregos são mestres na produção dos melhores azeites do mundo. O clima da Grécia favorece a plantação e isso resulta em azeites mais saborosos.

3 – Posição do azeite na prateleira

Observe a posição do azeite na prateleira. (Foto: Divulgação)

Um primeiro ponto essencial no momento de decidir pelo melhor azeite é ver a sua posição na fileira do supermercado. Dado que, produtos que estejam expostos diretamente à luz e a sol, tem maior chance de ficar oxidado e assim perder parte da sua qualidade.

Repare que os azeites de maior qualidade sempre ficam menos expostos a luz em um supermercado. Já os que não são extra virgem, normalmente tem uma posição com grande incidência dos raios solares.

4 – Leia o rótulo

A leitura do rótulo é crucial para que você escolha o azeite certo no momento da sua compra. Isso acontece por algumas razões:

  • Você vai poder se certificar de que não há misturas de óleos refinados;
  • Vai se atentar para o fato do azeite ser realmente extra virgem;
  • E ainda vai perceber qual a sua acidez; Lembrando que, quanto maior a acidez, pior a qualidade do azeite.

5 – Se atente de onde veio o produto

Azeites de maior qualidade normalmente vem de Portugal, Grécia ou Espanha. Esses países possuem tradição na produção desse produto.

Assim, antes de decidir pelo melhor azeite, sempre veja qual a sua procedência. Com isso, o risco de comprar um produto falsificado ou ainda de baixa qualidade diminuem bastante.

6 – Verifique a sua acidez

Fique de olho na acidez do produto. (Foto: Divulgação)

Um critério relevante do azeite é o seu grau de acidez. Quanto menor a acidez, maior é a pureza do azeite e melhor são suas qualidades nutricionais. Sendo assim, um azeite com baixa acidez indica que foi proveniente de um fruto de boa qualidade e obteve um bom tratamento.

O melhor azeite é aquele que possui uma acidez de até 0,8%, já que esse é o limite para ser considerado extra virgem. Acima dessa porcentagem, ele perde qualidade e também benefícios nutricionais.

Dessa maneira, para escolher o melhor tipo de azeite é necessário verificar no rótulo desse produto qual a sua porcentagem de acidez e sempre evitar aqueles que estejam acima do 0,8%.

7 – Escolha azeites com embalagem escura e de vidro

Outra dica preciosa para escolher azeite é sempre selecionar aqueles que possuam uma embalagem escura e de vidro. Pois, esses dois fatores previnem que a luz entre em contato com o azeite e faça-o perder propriedades nutricionais.

8 – Repare nos prêmios em concursos

Por fim, uma última maneira para você selecionar bem o azeite que vai comprar é reparar nos rótulo alguns prêmios que esse produto possa ter ganho e qual a indicação que ele tem.

Essa é uma maneira segura de conhecer novos azeites, os quais, você ainda não experimentou e que alguém te recomendou.

Agora que você já sabe todas as dicas de como escolher o melhor azeite, que tal comentar com a gente qual marca você usa? Deixe o seu recado abaixo e vamos trocando informações.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...