Aprenda como congelar comida pronta

Publicado por Isabella Moretti


Aprenda como congelar comida pronta! É possível preservar o sabor, a textura e os nutrientes presentes nos alimentos através do congelamento, no entanto, ele deve ser feito com extremo cuidado para que a comida não estrague.

Depois de preparadas, os alimentos contam com um tempo de validade curto. Essa realidade faz com que muitas pessoas busquem alternativas para evitar o desperdício e manter a comida própria para consumo por mais tempo. O congelamento preserva a qualidade da comida por muitas semanas.

Fazer comida congelada é mais simples do que você imagina. (Foto: Divulgação)

Fazer comida congelada é mais simples do que você imagina. (Foto: Divulgação)

Passo-a-passo para congelar comida pronta

Prepare o alimento, tempere como se fosse consumi-lo imediatamente. Depois de pronta, espere alguns minutos para que o alimento não seja congelado muito quente.

A comida deve ser colocada em um saco plástico ou pote com tampa. O saco é mais indicado pois é possível impedir o acúmulo de ar dentro da embalagem. Sempre feche bem antes de guardar no congelador.

O tempo de validade de uma comida congelada varia de acordo com o tipo de alimento que está no recipiente. No entanto, todas resistem por um período mínimo de 10 dias.

Cuidados ao congelar comida pronta

A comida pronta deve ser congelada corretamente para que quando for consumida não cause nenhum tipo de dano ao organismo. Se for congelada num recipiente sem tampa ou em saco plástico danificado, por exemplo, a comida pode ser contaminada e quando consumida colocar a saúde em risco.

Não basta apenas congelar. É preciso tomar cuidado com o descongelamento. (Foto: Divulgação)

Não basta apenas congelar. É preciso tomar cuidado com o descongelamento. (Foto: Divulgação)

O descongelamento também deve ser feito de forma muito cuidadosa, deixar o alimento em cima da pia eleva ainda mais as chances de contaminação, portanto, o mais indicado é descongelar o alimento dentro da própria geladeira, nas partes mais baixas. O descongelamento no micro-ondas e no fogão também é seguro para comidas prontas, mas é preciso ficar atento a potência do aparelho, que deve ser reduzida.

A temperatura do freezer e do congelador (parte de cima da geladeira) são diferentes e por este motivo, é preciso cuidado com o tempo em que a comida congelada permanece em cada um deles. O congelador de geladeira tem temperatura mais alta, ou seja, tem menor potencial de congelar alimentos, fazendo com que a comida pronta não resista por mais dez dias. Já o freezer tem temperatura ideal para preservar os alimentos por mais de duas semanas.

Dicas para congelar alimentos

Veja a seguir uma seleção de dicas para realizar o congelamento de comidas prontas:

Congele em porções

Divida a comida em pequenos sacos plásticos, fazendo porções individuais do alimento antes de levar ao congelador. Assim fica mais fácil na hora de descongelar o alimento, já que não é preciso voltar nada para a geladeira novamente.

Separe os alimentos em porções para congelar. (Foto: Divulgação)

Separe os alimentos em porções para congelar. (Foto: Divulgação)

Organize o congelador

No congelador deve haver espaço para que o ar circule e assim seja possível manter todos os alimentos protegidos. Evite deixar o congelador com grande quantidade de alimentos ou que eles fiquem amontoados.

Congelar caldos

Quando congelada, a água tende a ocupar mais espaço no recipiente. Por este motivo, quando for colocar sopas, feijão e qualquer outra comida com grande quantidade água no congelador, é necessário deixar espaço sobrando no recipiente.

Providencie embalagens para comida congelada. (Foto: Divulgação)

Providencie embalagens para comida congelada. (Foto: Divulgação)

Agora você já sabe como fazer congelados. Essas dicas podem ser muito úteis para tornar o dia-a-dia mais prático ou mesmo para vender os seus quitutes.




Este artigo possui 1 comentário

  1. wilson
    Publicado em 08/05/2017 às 8:10 pm [+]

    gostei das dicas

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...