Segredos para manter o café quente por mais tempo

Publicado por Isabella Moretti


Nada melhor do que acordar cedo e tomar um cafezinho bem quente. O único problema é que nem sempre a garrafa térmica consegue segurar a temperatura da bebida. Para resolver o problema e manter o café quente por mais tempo, vale a pena colocar em prática algumas dicas caseiras.

Medidas simples ajudam a preservar a temperatura do café. (Foto: Divulgação)

Dicas para manter o café quente por mais tempo

Veja a seguir algumas dicas para manter o café o café quentinho por mais tempo:

1 – Prepare a bebida bem quente

Para garantir que o café fique quente por mais tempo, é muito importante prepará-lo com água bem quente. A temperatura ideal é quando as primeiras começam a se formar.

2 – Prepare a garrafa para receber o café

Não adicione o café direito na garrafa. O ideal é colocar um pouco de água quente no recipiente, fechar e agitar por alguns minutos, a fim de esquentar o vidro interno.

Não exagere na quantidade de água quente na garrafa térmica. Ao agitar o recipiente, a pressão aumenta e pode explodir. Portanto, muito cuidado.

3 – Não deixe entrar ar na garrafa

Outra dica para manter o café quente por mais tempo é encher a garrafa térmica totalmente. Dessa forma, o ar não fica acumulado no recipiente e isso reduz as chances do café esfriar.

Para preservar o café quentinho, não deixe o ar entrar na garrafa. (Foto: Divulgação)

4 – Prefira uma garrafa térmica pequena

Você acha um desperdício fazer 1 litro de café? Então a melhor solução é adquirir uma garrafa térmica pequena, para uso individual. Ela tem uma capacidade menor, por isso não vai acumular ar.

5 – Garrafa revestida com alumínio

Desmonte a garrafa térmica. Em seguida, embrulhe o recipiente com papel alumínio. Para vedar bem, passe fita isolante nas extremidades e também no meio. Feito isso, é só montar a garrafa novamente e usá-la para armazenar o café.

Essa técnica funciona porque o papel alumínio é um material isolante, portanto, ele segura o calor da garrafa por mais tempo. O café pode ficar por várias horas no recipiente, com uma temperatura agradável para o consumo a qualquer hora do dia.

6 – Utilize a técnica de prensa francesa

Técnica de prensa francesa. (Foto: Divulgação)

A prensa francesa é um método de preparo que preserva toda a oleosidade dos grãos. A preservação dos óleos aguça o sabor e o aroma da bebida. O café também permanece quente por mais tempo.

Para utilizar esse método, basta puxar o êmbolo para fora da prensa e acrescentar três colheres de sopa de café moído rusticamente. Em seguida, despeje a água bem quente e deixe a infusão agir por quatro minutos. Pressione o êmbolo para baixo.

7 – Recorra ao aquecedor USB

O aquecedor de canecas USB é um produto perfeito para quem toma muito café no escritório. Ele preserva a bebida aquecida por mais tempo e evita a desagradável sensação de saborear um café frio.

E aí? Você tem outras dicas de como manter o café quente por mais tempo? Compartilhe suas sugestões com a gente nos comentários.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...